quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Plano de saúde: Ter ou não?

Geralmente muitas empresas oferecem alguns benefícios para seus funcionários, e um desses é o plano de saúde que muitas das vezes é pago uma porcentagem ou total, e é descontado na folha de pagamento. Alguns que não são empregados têm planos coletivos através de associações, sindicatos ou individuais.


Uma pesquisa feita pelo IBGE há alguns anos diz que cerca de 30% dos brasileiros têm planos de saúde. Acredito que hoje está bem menor, pois o país está em crise. Como indica essa reportagem.

Uma coisa que acho absurda é o aumento dos preços dos planos de saúde. Geralmente todos os anos tem aumento. Atualmente eu tenho um plano que no ano passado o aumento foi de 27% e neste ano vai ser 20%. A alegação que a inflação no setor médico foi muito alta. Às vezes eu penso se compensa ter um plano de saúde, pois com estes aumentos abusivos chega dar uma tristeza em mantê-lo. 

Em um ano uso pouco, faço alguns exames e algumas consultas que se eu fosse pagar particular seria pouca grana em relação ao dinheiro pago anual pelo plano. Aí vem aquele dilema: mas se você precisar ser internado o plano vai cobrir e o valor pago vai compensar. Sei que uma internação ou um tratamento de certas doenças são muito caros, mas o pessoal esquece que temos o SUS que é público, mas que em muitas das vezes é o atendimento é péssimo. 

Acredito que o atendimento do SUS é ruim mais em cidades grandes, pois na região que eu nasci o atendimento não tão ruim assim. Claro que existem muitos exames que são muitos demorados, mas se a pessoa tiver condições de arcar com alguns a internação ou cirurgia é rápida. 

Por enquanto eu vou ficar com plano de saúde, mas penso em procurar por algum mais em conta. Vivemos em país que pagamos tudo em dobro. Existe o SUS, mas somos "obrigados" a pagar por um plano, pois o governo oferece um péssimo trabalho, sem falar na educação, na segurança, etc.

Será que se a pessoa não optar por um plano e juntar uma grana só para cobrir despesas médicas seria mais vantajoso? Essa é uma pergunta que muitos fazem e a maioria não tem uma reposta concreta. O que vocês acham?

Abraços,
Cowboy Investidor

54 comentários :

  1. Eu pago 50 reais por mês sem coparticipação no plano de saúde que a empresa oferece. É plano enfermaria, mas tem cobertura nacional. Já devo ter gasto pelo menos uns 10 mil reais em consultas, exames e cirurgias. Pra mim vale muito a pena, e mesmo se aumentar 100%, vou continuar com ele.

    Não vacilo com saúde. A qualquer momento pode acontecer qualquer emergência de saúde. É muito importante ter um plano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IW,

      Você paga bem pouco. Se aumentar 100% mesmo assim fica barato.
      verdade, não podemos brincar com saúde, mas eu acho que as operadoras abusam dos preços.

      Abraços.

      Excluir
  2. Olá Cowboy,

    Nem brinque. Tenha um plano.

    É o tipo de coisa que se paga para usar pouco mesmo, mas que numa eventualidade pode lhe salvar a vida ou pelo menos um desembolso grande de valor.

    Custo de internação é muito alto.

    Plano é caro pois é altamente regulamentado.

    Abcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá II,

      Sim, essa regulação acaba atrapalhando o comércio brasileiro. Acredito que se tivesse mais liberdade seria diferente.

      abraços.

      Excluir
  3. Tenho um conhecido que teve um acidente de carro grave. Tinha plano de saúde e seguro do carro. Todos os custos foram cobertos, caso não tivesse teria que desembolsar mais de 1 milhão. Não acredito que se fosse atendido pelo SUS teria sobrevivido. Aliás acho que nem teria tido tempo de ser atendido ou não teria vaga em UTI, centro cirúrgico ... Pago o meu esperando nunca usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      É uma coisa que a gente paga que não espera usar mesmo, mas deveria ser mais barato e não ter tanto abusos de preços. SUS é complicado mesmo.

      Abraços.

      Excluir
  4. Pago com gosto R$ 160,00 por mês aprox para ter plano de saúde. Já usei em cirurgias, e em atendimentos especializados (gastro, por exemplo) que foram ótimos.

    Quando se está doente, você só quer saber de se ficar saudável novamente. Com saúde não se brinca.

    Brazil é treta não ter Plano de Saúde heim..
    Eu sei que tem muita gente que diz "eu não tenho e to tranquilo"... mas é só esperar até o dia em que precisar...

    Eu quando era mais novo, lembro que fui atendido em um hospital público aqui na minha cidade pois estava MUITO gripado. Pior experiência possível, tipo essas que passam na TV... nunca mais.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Japa,

      O grande problema que vejo são as altas, acho isso um absurdo. Já não basta os impostos e ainda temos que ficar pagando altos preços no planos. O governo é uma piada.

      É melhor gastar um pouco e ficar saudável. Sus é uma porcaria mesmo. Já fui atendido quando era mais novo.

      Abraços.

      Excluir
  5. Cowboy, o alto preço dos planos de saúde tem como causa o excesso de intervenção do governo nessa área. tem um artigo do Luan Sperandio que explica bem como a coisa funciona.
    Eu queria ter um plano, mas por aqui ainda é caro demais, vou me virando com o SUS.
    https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2699

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo,

      Sim, o governo atrapalha demais. Vou ler o artigo. Obrigado pelo link.

      Abraços.

      Excluir
  6. Tem que ter plano de saúde.
    Tenho 38 anos e nunca fui de ter muitas doenças, nunca tinha sido internado. Também ficava pensando se ter plano de saúde valia a pena.

    Fazem 4 meses que descobri que tenho linfoma, um tipo de câncer no sistema linfático. Ainda bem que tenho plano do meu trabalho que está pagando tudo, nos melhores hospitais. Se fosse depender do SUS tava ferrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      valer a pena acho que vale, o problema são os preços.

      Desejo boa sorte no seu tratamento.

      Abraços.

      Excluir
  7. A alta intervenção estatal desestimula a abertura de novas empresas de plano de saúde. Na verdade as operadoras de planos estão fechando as portas devido as inseguranças juridica e econômica. Outra coisa é que não escolhemos pacotes de cobertura. Já existe uma cobertura mínima, que é grande, na verdade. Veja como é a contratação de seguro de carro. No seguro de carro, podemos escolher as coberturas, e assim, ver se o preço do seguro se adequa ao nosso orçamento, sem que fiquemos sem o seguro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Pois é, o governo é foda. Espero que um dia isso melhora.

      Abraços.

      Excluir
  8. Cowboy, eu não tenho e pago provado quando preciso. Eu acho que precisamos fazer uma sincera avaliação de nossa condição física, de nosso grau de hipocondria", de nossos riscos, etc... Colocando tudo junto, não consigo imaginar como um plano de saúde para mim possa valer a pena.

    E ainda mais agora, que "descobri" que aqui no posto de saúde pertinho de casa dá para fazer exames preventivos regularmente de graça... Fui lá em Janeiro e já marcaram para esse mês. Não vou gastar um tostão...

    Abraço!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,

      Pois é, a maioria nem tem planos, e o SUS não chega a ser ruim em todo lugar. Bom que você descobriu esse posto perto de você.

      Abraços.

      Excluir
  9. Pago 200 e poucos pra esposa e eu, é um plano coletivo, mais barato possível. Acho que vale a pena pagar o mais barato que encontrar e que atenda sua região, se vc tem uma travada de coluna, a mulher cólica forte ou outras coisas que não dá pra se virar sozinho, o atendimento do plano será melhor que o SUS e acaba compensando o investimento. Pra mim é besteira pagar um plano top, com todo tipo de frescura, internação em quarto, etc. O objetivo é jamais ter que usar, então o mais barato acaba servindo.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Corey,

      Você está pagando menos do que eu. E sou só eu. Concordo com você de ter esse tipo de plano com toda frescura. Isso é só para aumentar o valor mais ainda.
      Estou pensando trocar o meu para um mais básico.

      Abraços.

      Excluir
  10. Oi Corey!

    Esse é um assunto que também me incomoda.

    Atualmente possuo um plano de saúde patrocinado pela empresa onde trabalho.

    Não pago nada, somente se eu utilizar pra fazer uma consulta ou exames, então eu pago um percentual de participação.

    Em internações ou cirurgias não preciso pagar nada.

    Porém, quando eu deixar de trabalhar, acabará essa mamata.

    Que farei?

    Preciso começar logo a planejar isso.

    Pó pó pó ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Galo 48,

      Eu já usei o plano para fazer cirurgia do joelho. Fui atendido muito bem. Nessa época pagava só R$ 50,00. Hoje pago uma grana boa.

      Se eu fosse você procuraria uma mais barato e local. Caso você não tenha condições.

      Abraços.

      Excluir
  11. Realmente vale a pena ter um plano de sáude, fazem 2 anos que meu pai acordou com uma dor no peito, como ele tem plano de saúde levei direto no hospital particular, após informar os sintomas em menos de 5 minutos ele foi atendido, ele estava tendo um AVC, 1 horá depois já haviam feito os procedimentos necessários e ele estava fora de perigo, em comparação levei um amigo no hospital público pois ele estava aparentemente com uma virose, ele levou 3 horas para ser chamado para a triagem, e recebeu alta, como ele não melhorou foi em um médico particular e após exames identificaram uma infecção rara na próstata, infelizmente no Brasil um plano de saúde é necessário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown,

      Pois é, infelizmente isso é comum em hospitais públicos, mas isso acontece em hospitais particulares pois eu já fui nesses e o atendimento foi demorado.

      Abraços.

      Excluir
  12. Eu não dava o devido valor quando tive plano de saúde e achava que as noticias eram casos isolados ou sensacionalismo da TV , mais o negocio em certos hospitais chegam a ser macabros , com enfermeiros e médicos sádicas , o descaso de certos profissionais devia ser encarado como homicídio.
    Junto com o sistema onde eles de defendem por exemplo um pobre nunca vai conseguir provar um erro medico e receber uma indenização pois geralmente o perito amigo pessoal do medico que errou. Sem contar fraudes que acontecem tanto no publico como no ´privado como reutilização de equipamentos descartáveis , indicação de cirurgia sem necessidade e por ai vai .
    Li muito sobre isso e acabei ficando traumatizado e um pouco paranóico .. ai decidi parar de ler sobre para manter minha sanidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SM,

      Eu nem leio e nem vejo essas coisas. Não acho isso saudável. Pior que existem esse tipo de profissionais que não dão valor a vida alheia.

      Abraços.

      Excluir
  13. http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/05/caso-pavesi-asilado-pai-de-menino-morto-ha-14-anos-depoe-em-londres.html

    No minimo pertubador ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse caso é perturbador. Deu muito o que falar.

      Abraços.

      Excluir
  14. Fala Cowboy,

    Hoje não tenho plano de saúde e ultimamente estou me virando com um cartão de todos. Esse cartão te dá descontos em clinicas conveniadas. Você paga 20 reais mensais para a família e ganha descontos em atendimentos. Assim que passar no clinico geral, postarei mais a respeito desse cartão.

    O SUS aqui na cidade não é tão ruim, tem uns dois hospitais muito bem servidos. Para ter um atendimento legal, digo rápido, é interessante ir de madrugada.

    Por enquanto vou me virando com essa combinação SUS + cartão de todos.

    Sobre não depender de plano de saúde, o esquema é levantar os custos de uma internação + 20 a 30%, nem que seja uma base, e deixar o montante em uma renda fixa. É uma ideia.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá II,

      Já ouvi falar nesse cartão, acho interessante.

      Acho essa ideia da reserva de emergência interessante.

      Abraços.

      Excluir
  15. Cara, trabalho como médico, tanto SUS quanto convênio.

    O maior problema, pra mim que vejo o sistema de dentro, é quanto a necessidade de procedimentos, UTI ou materiais indisponíveis ou muito difíceis de conseguir no SUS.

    Imagina você se acidentar, ter uma fratura de fêmur, e ficar internado 20 dias no SUS, apenas esperando uma prótese ser disponibilizada. Ou precisar de UTI e não ter vaga...enfim, eu particularmente encaro como um seguro, pra você ter ideia um leito de UTI particular, onde moro, parte dos 6 mil reais/dia.

    Quanto às críticas de alguns colegas quanto a médicos e enfermeiros, é aquela coisa: há profissionais bons e ruins em todos os setores. Problema que esses psicopatas em saúde fazem muito mais mal do que em outras áreas. Já vi casos de cobrarem cirurgias pelo SUS, ou de negligência...mas não dá pra generalizar, há muitos profissionais bons no SUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Bom saber disso de uma pessoa que trabalha dentro dos hospitais.
      Esse problema de internações é o que o povo mais reclama. É muita demanda para poucos hospitais.

      Abraços.

      Excluir
  16. Olá amigo, boa tarde!
    Acompanho o seu blog a um bom tempo e agradeço pelo conteúdo de qualidade que você sempre publica.
    Sou um empregado de uma empresa privada e minha renda liquida mensal é de R$ 5.000,00 e geralmente consigo aportar por volta de R$ 2.000,00
    Possuo atualmente investido em torno de R$ 600 mil, sendo R$ 250 mil no tesouro direto e R$ 350mil em um CDB que me remunera com 99% do CDI em um grande banco.
    Com essa redução na taxa SELIC os ganhos estão cada vez mais reduzidos e estou analisando fazer movimentação deste capital, sei que você não é consultor financeiro e até mesmo por que eu monto a minha linha de raciocínio onde investir, não levando em consideração a consultoria dos gerentes/analistas dos bancos e corretoras, pois eles querem vender produtos que seja rentável para sua instituição.
    Tem algumas variáveis que observo:
    • AÇÕES: Fazer compra de ações o mercado está eufórico, aqui na minha empresa as pessoas só falam nisso e tem muita gente comprando, teve uma que vendeu o carro e comprou tudo em ações, acho que é o efeito manada, logo deve ter uma paulada forte, e além do mais os preços estão muitos altos.

    • CRIPTOMOEDA: Não sou corajoso para entrar nesse ramo

    • RENDA FIXA: Tem a segurança porém cada vez menor a taxa de juros
    Em um ano eleitoral tudo pode acontecer dependendo de quem ganhar as eleições.
    Na sua opinião você acha interessante eu manter as minhas posição atuais, até por que mesmo tem a tabela de imposto de renda progressiva e já estou na menor alíquota (e de certa forma estou capitalizado se precisar vender a qualquer momento não pagarei mais imposto de renda do 15%), porém se eu fazer um novo investimento em CDB ai fico no topo da tabela .
    Seria melhor diversificar em FII, também comprar um pouco de ações?
    Muito grato pela sua opinião

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, obrigado pelo elogio.

      Eu não recomendo nada, mas na minha opinião você não deveria girar patrimônio.
      Eu sou fã de renda variável. Sugiro que você estude ações e FII. Tem o site do Bastter, do Eduardo Calvacanti (Youtube), Dicadehoje7, etc. Depois que você estiver seguro vai fazendo novos aportes nessa modalidade. Escolha empresas boas e FII bons.

      Abraços.

      Excluir
  17. Se você não tiver plano de saúde, terá de ter uma boa reserva de emergência, penso que talvez uns 12 meses para cobrir todas as despesas.

    se você fizer as contas, por exemplo, uns 30 anos pagando plano de saúde e junta-se esse dinheiro num tesouro Selic, acredito que na teoria valeria mais a pena juntar dinheiro.

    Mas acho que para a maioria das pessoas plano de saúde seja bom, pois não conseguem juntar todo esse dinheiro de reserva de emergência.

    Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DIL,

      Você tem razão. A grande maioria não consegue juntar toda essa grana. É como o Corey falou no cometário. Fazer um plano que não tenha tanta frescuragem e ficar de boas.

      Abraços.

      Excluir
  18. Os gastos com saúde são os maiores aqui em casa, entre plano de saúde, médicos avulsos e farmácia, tenho gasto em média 1.800 reais mensais. Recentemente atualizei meu controle aqui...
    http://abacusliquid.com/gastos-de-um-casal/
    Plano de saúde é um mal necessário, tenho gasto em torno de 600 reais para dois adultos e uma criança, mas sempre que precisei me atendeu bem. Só não serviu para o parto do Uozinho, rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá UÓ,

      Nossa! Seu gastos com saúde são bem altos. Acredito que você gasta mais com o Uozinho. Pois é, o parto que uma coisa cara não cobriu, estranho isso.

      Abraços.

      Excluir
  19. A saude é o seu maior bem.
    Um plano de enfermaria está bom, pegando hospitais de segunda linha tudo bem.
    Nao precisa pegar Sírio e Einstein, nem ser apartamento.

    Agora é caro de qualquer jeito, eu pago 436 reais mensais e nunca usei, mas considere como um seguro pra cirurgia e UTI. Consultas medicas e pequenos exames laboratoriais sao bobagens.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FS,

      Acho que o enfermaria já o bastante mesmo. É uma coisa que a gente pode precisar no futuro. Cirurgia ou uma doença séria pode aparece de repente.

      Abraços.

      Excluir
  20. Boa noite
    Acho q vc tem q pagar o melhor que for possivel. Saude e foda.
    Sus é muito ruim, a chance de eles te causarem algum mal é muito grande - iaotrogenias.
    O número de infeção hospitalar na rede Sus é pelo menos 50x maior que em hospitais de primeira linha.
    Convênio barato e ruim, quase igual ao sus.
    Achar que com 200 conto por mês vai ter alguma coisa boa é loucura. Quanto custa uma diária de hotel ? Imagina um de hospital com enfermeiros 24hs, fisioterlaia, medico no hospital e retaguatda, rx, laboratorio, segurança, limpeza, farmácia etc
    Uma tomografia e 1000 reais, ressonância pelo menos 1000 reias, antibiótico de última geração 1000 reais por dia, quimioterapias novas chegam a custar mais de 50mil o tratamento.
    O custo de saúde e muito caro!!!
    A inflação na saúde e a que mais cresce.
    Problema é que o Sus é muito ruim, sistema publico com pessima gestao, financiamento insuficiente e muito desigual. Funcionario publico e foda.
    Convenio barato e muito ruim, não dá para pagar 100 conto e querer algo bom.
    Hospitais grandes mercantilista são foda, precisam vender.
    O melhor, a meu ver, é ter convenio bom para cobrir as despesas hospitalares em um bom hospital e ter um bom médico te cuidado. Disse bom médico e não famoso. Famosos vão querer dinheiro e gerar dinheiro para o hospital.
    O brasileiro TB não ajuda, acha q plano de saúde e igual churrascaria rodizio, paga a taxa é tem direito a tudo.
    Imagina se cada brasileiro resolvesse que precisa de uma tomogragia. Quantos bilhões custaria isso. Alguém tem q pagar a conta.
    Fora q acho que é um seguro bom pois gasto mensal e relativamente alto mas se acionado o valor segurado pode ser muito maior. Comparando com seguro de carro acho q é muito mais vantajoso. Mas muitos vão preferir o carro
    Abracos cowboy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      O SUS é péssimo na maioria dos lugares, mas eu acho o preço desses exames inflacionados. Eles exageram sim. Concordo com você que é preferível para um plano a um seguro de carro.
      No meu caso, o governo paga a metade do valor do plano e eu acho o plano abusando dos valores cobrados.

      Abraços.

      Excluir
  21. Praticamente unânime, todos disseram a mesma coisa, saúde não se brinca, eu sempre tive plano da empresa, graças a deus o máximo que fiquei descoberto sem plano foram 3 meses (desemprego).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SP,

      Verdade, ter plano está fora de cogitação da maioria que tem condições de arcar.
      O meu post foi o aumento elevados dos preços todos os anos. Isso sim, acho um absurdo.

      Abraços

      Excluir
  22. Ola CI

    Esses aumentos catastróficos não são só dos planos de saúde mas de tudo luz, gasolina, seguros etc.

    Pior disso é ver o governo lançar aquele indicador de inflação ridículo, tá de sacanagem com a nossa cara e bobo de quem acredita naqueles indicadores.

    Depois a galera do TD não sabe onde está levando calote kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VDD,

      Nunca acreditei nessa inflação do governo. Pois é, o TD engana mesmo.

      Abraços.

      Excluir
  23. Eu tenho como um gasto essencial.
    Em verdade os aumentos são também porque o setor é altamente regulado e o Estado obriga as empresas a oferecerem um rol mínimo de cobertura cada vez maior, aumentando o "preço de base".
    A vantagem da contratação mais cedo (mais jovem) é que os aumentos são menores em relação aos que entram mais velhos (vir desde os 20 até os 30, vc pagara X reais por mês com 30 anos. Se nunca teve e contrata só com 30, esse valor é X + 20-30% ---- Na idade avançada os preços são muito salgados).

    Eu tenho e considero também como um "seguro", já que numa internação de 5 dias, vão 15 mil reais fácil. Daí pra mais.
    Além disso já realizei cirurgias simples também pelo convênio, como de desvio de septo, que valeu muito a pena (qualidade de vida). E fiz uma quantidade razoável de fisioterapias.
    Todos os anos faço 2 baterias de exames e uso bastante dermatologias (cujas consultas seriam bastante caras).

    Enfim, acho q vale.

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FPI,

      Pois é, se o governo não interferisse muito acho que seriam mais baratos. Vale a pena se a gente usá-lo.

      Abraços.

      Excluir
  24. Parece clichê mas com saude não se brinca, se precisar de um tratamento para um cancer vai deixar toda a sua grana com os médicos e ainda não ter mais saúde p trabalhar.... não conseguiria dormir as noite sem plano de saúde. Não preciso nem dizer q a na rede publica vc vai morrer se precisar se tratar....

    Sr. IF365

    Blog IF365 | INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA & APOSENTADORIA ANTECIPADA
    https://srif365.wixsite.com/if365

    ResponderExcluir
  25. Olá Sr. IF365,

    Você tem razão. Depender de governo é foda. É melhor a gente cuidar de nós mesmo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Olá Cowboy, eu já tinha ouvido alguém falar que é melhor juntar o dinheiro para fazer tudo particular do que pagar plano todo mês e não usar. Acho que isso depende de como é a saúde de cada pessoa ou família, se usa pouco talvez seja mais vantajoso fazer isso mesmo. O problema é que a gente já junta dinheiro normalmente para aumentar patrimônio, e aí se vier algo inesperado que precise de uma cirurgia ou internação, vai fácil fácil alguns milhares de reais, que independente de quanto você tenha vai ser uma facada.

    No meu caso já faz mais de um ano que venho corrido para médico por causa de um problema de saúde e já fiz vários exames para descobrir o que era, já fiz uma cirurgia, estou indo para outra, e não sei se vou precisar de mais outra no futuro. Um dos exames que eu fiz resolvi ligar numa clínica particular para saber o preço, e era R$ 600,00. Isso foi apenas um dos exames que eu fiz, porque eu ainda fiz vários outros. Se fosse pagar, seria um gasto estratosférico. Então pelo menos para mim um plano de saúde está sendo muito útil. Tenho a sorte de não pagar porque estou incluso no plano familiar que minha avó paga (que por ser antigo é bem barato), mas se um dia eu tiver que pagar para mim mesmo, acho que vou pagar. Infelizmente é um custo que pode pesar no bolso, mas você nunca sabe quando vai precisar usar, e é nesse momento que você vê que valeu a pena pagar.

    Achei também interessante o que o pessoal disse por aqui que vê o plano de saúde como um seguro, você paga para prevenir algo, mas espera não precisar.

    Coloquei o seu link no meu blog, vou acompanha-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Calvin,

      Obrigado por comentar. É melhor tê-lo como um seguro mesmo, pois não sabemos do futuro.

      Abraços

      Excluir
  27. Pelo que o pessoal tem dito, melhor quer plano a não ter. É isso que acho também. Quanto a ser muito regulamentado e por isso ser caro, concordo fracamente, nos USA a regulamentação é pouca e ficar doente la pode ser pior que aqui. Com saúde realmente nao se brinca. Questiono mais sobre se realmente vale a pena seguro de carro, residencial, etc... Esses cada vez mais acho melhor não ter se você tem uma boa reserva emergencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CP,

      Pois é, é melhor ter um plano de saúde a um seguro de carro. Aqui é complicado. Eu falei que seria 20% de aumento, mas na verdade eles aumentaram 30%. Complicado isso.

      Abraços.

      Excluir
  28. Fala Cowboy!
    Essa é uma pergunta bem comum dos amigos próximos. Em minha opinião, como bem colocaste, isso varia muito em todo Brasil, mesmo dentro de um estado. Sou de uma cidades que tem o melhor programa de saúde municipal do Brasil e, ainda, nossa assistência estadual aqui é ótima. Mesmo assim, é comum você ver pessoas morrendo/sofrendo por falta de amparo nos hospitais. Penso que todas as pessoas, com condição financeira, deveriam ter um plano de saúde. Afinal, nada é mais valioso que sua vida e, infelizmente, não podemos contar com o SUS.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IU,

      Você tem razão. É melhor cuidar da saúde e não ficar dependente dos outros.

      Abraços.

      Excluir