segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Greve: Um direito que atrapalha o próximo

O que a gente mais ver nos noticiários é que determinada categoria de trabalhadores estão em greve.  Os quais estão em busca de melhores qualidades no trabalho, de uma reposição no salário para cobrir a inflação. É o que dizem. Será que toda greve é legítima?

A Constituição Federal em seu artigo 9º e a Lei nº 7.783/89 "asseguram o direito de greve a todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender." 


Vejo que nem toda greve é legítima. Muitos sindicatos convocam os trabalhadores para graves ou paralisação que tem interesse político. Tais como essas paralisações gerais. As vezes os sindicatos fazem alguns acordos que não dá entender. Muitas das vezes abusam nas greves. A maioria são esquerdistas, para não dizer 100%. Não conheço um sindicalista que não é petista ou de algum partido de esquerda. 

A maioria dessas greves atrapalham o direito de ir e vir das pessoas. Ruas, avenidas, estradas são fechadas com barreiras e isso acabam prejudicando a locomoção de pessoas que não fazem parte do movimento. Praticamente a cidade para.

Acredito que a maioria dos leitores desse blog já percebeu que eu moro na cidade onde há a maior concentração de bandidos por metros quadrados (Brasília - DF). Como aqui é a sede do Governo Federal aqui é cheio de manifestações e greves e isso prejudica muito a população. 

Também as greves dos servidores públicos distrital são constantes. Principalmente do transporte. Só este ano os ônibus já pararam por 5 vezes. Claro que eles buscam por seus direitos, mas a população que é prejudicada. 

Desde quando eu cheguei aqui as passagens aumentaram 75%, isso só em 3 anos. Acho isso um absurdo. Nada melhorou, mas o preço sempre aumenta. Os ônibus são de empresas particulares, mas o metrô é público e os salários deles não são ruins, mesmo assim eles estão em greve. Claro que eles reivindicam por mais servidores, mas também por reposição de salário.

Se formos comparar os salários dos servidores públicos com a da população que não trabalha para o governo, os salários nossos são extremamente bons. No órgão que trabalho uma pessoa de ensino médio entra com um salário inicial de R$ 5000,00. Esse salário, raramente uma pessoa de ensino superior consegue no Brasil no início de sua carreira. Então, em muitas das vezes essas pessoas choram de barriga cheia.

Trabalho ao lado de órgãos do judiciário e eles sempre ficam reclamando que ganham pouco e tal. Esse pessoal trabalha 7h por dia, pega recesso de 15 dias no fim do ano, emenda os feriados, etc. Sendo que eles nem pagam por esses dias de ausência, mas mesmo assim ficam reclamando. É um absurdo. 

Eu sou servidor público e em comparação com a maioria da população meu salário é excelente. Por isso que eu não fico chorando pelos cantos. Sei que a minha produção são para produtos do governo, mas não faz com que a economia do Brasil cresça. Então, reconheço que ganho bem.


Abraços,
Cowboy Investidor

35 comentários :

  1. Concordo CI!

    Este negócio de protestar fechando trânsito é uma porcaria mesmo.

    E sempre ganham nos bastidores, estes sindicatos só querem ganhar dinheiro e ajudar políticos, não tem nada a ver com a população mesmo.

    Uma coisa importante no seu texto que serviu pra mim é este comparativo de salários, realmente eu devo parar de choradeira, meu salário é até bom, e trabalho na iniciativa privada.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VDC,

      São poucas pessoas que tem um salário acima de 5k. Claro que não podemos parar por causa disso. Temos que sempre sonhar alto.

      Abraços.

      Excluir
  2. Cowboy,

    Greve no Brasil virou, de fato, sinônimo de protesto político. Os sindicatos acabam usando os trabalhadores para atingir seus próprios fins. E estes acreditam que estão se mobilizando para "proteger seus direitos". São poucos que não estão sendo idiotas úteis.

    Como você vê seu futuro, Cowboy? Pensa sempre em trabalhar para o governo ou um dia pensa em fazer outra coisa?

    Abraço e boa semana!

    Ah, vi o post anterior e assisti os vídeos vários anos atrás! Instigaram-me muito a aprofundar sobre alguns temas. Excelente indicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,

      Obrigado pelo comentário.

      Eu pretendo trabalhar até atingir um bom patrimônio. No máximo 10 anos contando com hoje. Se eu atingir o que pretendo antes eu sairei e vou tocar a minha vida em outros projetos. Estou buscando a minha IF e não preciso de 10k de renda passiva, 5k já é bastante.

      Abraços.

      Excluir
  3. Uma curiosidade Cowboy, qual o patrimônio que você busca atingir para sua IF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Eu busco ter uma renda passiva de uns 5k mensais. Hoje gasto uns 2,5k mensais. Acredito que 750k já é suficiente, mas se quando chegar lá a renda não tiver boa, acredito que um 1M já é o bastante.

      Abraços.

      Excluir
    2. Valeu por responder. Curto muito o seu blog e seu estilo humilde de ser, pretendo continuar te acompanhando por um bom tempo porque esta muito interessante ver o seu crescimento.

      Tenho outra pergunta, o que você pretende fazer quando alcançar essa marca? Pretende continuar comprando ações, FII, TD, enfim diversificando ou você pretende unir tudo em um único tipo de investimento? Desculpe se a pergunta for muito noob.

      Abraços!

      Excluir
    3. Obrigado Anônimo por gostar do blog.

      Quando eu alcançar a minha marca vou continuar investindo com as sobras dos proventos e talvez dos ganhos de algum trabalho. Pretendo trabalhar em coisas próprias e viajar pelo mundo. Vou escrever num próximo post as minhas pretensões. Resumindo é isso. Acompanhe o blog que essa postagem vai sair.

      Abraços.

      Excluir
    4. Muito obrigado, pode deixar que vou continuar acompanhando ansiosamente. Abraço!

      Excluir
  4. Pra mim deviam usar a máxima do EB. Está ruim? Vai embora. Assinou um contrato, cumpre ou rasga e paga o preço.

    Não existe justificativa pra greve se você vive de imposto. Tenho nojo de funças grevistas. O mais completo asco e desprezo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CF,

      Você tem razão. A maioria ganha bem, só que vivem acima dos seus meios e ficam fazendo greves o tempo todo.

      Abraços.

      Excluir
  5. Lembro quando eu usava bastante o onibus e todo ano, umas 2x durante o ano, a populacao prejudicada. Eu pegava um onibus muito exclusivo (so tinha 1 heheh) e quando chegavam essas greves eles simplesmente tiravam. Alegavam que 30% da frota era mantida mas porram, que 30% inteligente e' este que tira 100% de uma linha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investnice,

      Pois é, eles falam isso, mas não cumprem. Pura sacanagem com a população.

      Abraços.

      Excluir
  6. Falou tudo! O sentido da greve foi desvirtuado a muito tempo. Foi criada pela CF para proteger os trabalhadores contra injustiças e não para requererem regalias. Um absurdo, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AR,

      São um bando de esquerdistas que usam essa lei para o bem próprio.

      Abraços.

      Excluir
  7. Fala Cowboy!

    Concordo man! Aqui onde moro já ouve várias greves principalmente dos transportes. E isso só maltrata a população. Para ter uma ideia, pararam os ônibus aqui por mais de duas semanas!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá II,

      Aqui param por meses. O metrô mesmo já ficou parado muito tempo. Só funcionava algumas horas do dia.

      Abraços.

      Excluir
  8. Direito? Se eu fizer greve aqui no trabalho, vou demitido. Nem quero, não existe isso. Greve, no meu vocabulário, significa quando atrapalham o trânsito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Pois é, atrapalha o trânsito e outras coisas.

      Abraços.

      Excluir
  9. Cara consciente!!! Sou fã do seu blog.

    ResponderExcluir
  10. Cowboy, admiro sua lucidez ao enfrentar um assunto que - em tese - você apresentaria um a análise completamente enviesada. Afinal de contas, você é um funcionário público e nada mais normal do que defender a classe. Mas, para a grata surpresa, você faz uma análise perfeita a respeito dos efeitos colaterais indesejados das greves. Como sempre, mais um post com opinião ponderada e assertiva. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá TR,

      Obrigado pelo comentário. A maioria dos funcionários públicos reclamam, mas a maioria dos salários são bons. Não é atoa que o sonho da maioria das pessoas é ser concursada.

      Abraços.

      Excluir
  11. Olá Cowboy.

    Já fiz greve uma vez há muitos anos atrás quando ainda vivia na Matrix.

    Hoje vejo que greve é algo sem sentido. Acho que a organização dos funcionários em entidades ou associações é legítima, mas a greve no meu entendimento não é.

    Qualquer negociação deve ser trabalhando. Nada de ficar sem trabalhar "para pressionar".

    Fora o que você colocou do transtorno que muitas greves causam para pessoas que nada tem a ver.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alemão.

      Eu nunca participei de greves. Sempre quando tem eu vou trabalhar. Concordo com você. Nada de parar, negociar trabalhando.

      Abraços.

      Excluir
  12. Cowboy, boa reflexão.

    Eu não vou defender quem faz greve por qualquer coisa, longe de mim. Mas entendo esse direito para quando a situação ficar de fato ruim para o servidor. Porque se o governo quiser tirar direitos fundamentais de servidores, como a estabilidade por exemplo, que arma temos?

    Mas CONCORDO totalmente bom você, que greve pra simplesmente aumentar salário, querer mais e mais direitos, está totalmente errado! E é um mal que infelizmente ocorre.

    Mas se o governo quiser mexer no que já foi conquistado, então a única coisa que os servidores públicos podem que m governo sinta é uma greve QUE ATRAPALHE O GOVERNO, não a população.


    Como por exemplo os auditores da receita paralisarem arrecadações, os agentes de trânsito pararem de multar, etc.

    Algumas categorias não têm essa arma, de fazer o governo sentir no bolso, aí acabam afetando a população.

    É bom dispor dessa arma contra ABUSOS do governo. MAS DESDE QUE NÃO ATRAPALHE A POPULAÇÃO.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DdA,

      Se deixar o governo abusa mesmo. Os funcionários têm que ficar espertos.

      Abraços.

      Excluir
  13. Cowboy, concordo com sua visão.

    Sou totalmente a favor da greve desde que ela atinja somente os interessados. Esse negócio de protestar fechando via, etc, é coisa de sindicato politizado (todos, no caso rs)

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Enriquecendo,

      O problema é que os sindicatos aproveitam e usam para fins políticos.

      Abraços.

      Excluir
  14. Cowboy, em qual situação você acredita que valha a pena abandonar o emprego público para empreender?
    Sei que você é servidor e por isso minha pergunta.
    Estou cansado do meu emprego e não vejo mudanças pra tão logo, sendo assim a exoneração seria uma alternativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      No meu caso eu não sairia para empreender, vou levando. Agora se você não tem saco e tem dinheiro que te sustente peça uma licença sem remuneração e faça algo para ver se vai dar certo ou pede para mudar de setor.

      Abraços.

      Excluir
  15. CI, só de você em vários posts fazer uma critica aos "funças", mesmo você sendo um está de parabéns !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, SP.

      Quando a gente está no meio que vemos como é a situação real.

      Abraços.

      Excluir
  16. Hoje algumas greves estão cada dia dias mais irrelevantes , empresas privadas somente as grandes tem alguma greve e mesmo assim poucos funcionários aderem , agora nas cidades com uber já diminui bem o caos causado pela falta de transporte, os correios tirando a parte do Sedex também já afeta bem menos com os boleto podendo ser impressos e pago em lotéricas ou pela internet junto a isso os bancos se não passasse nos jornais eu nem saberia quando entraram em greve pois raramente uso uma agencia ...
    agora uma noticia no minimo irônica
    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/11/1936350-cut-lanca-programa-de-demissao-e-funcionarios-ameacam-greve.shtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SM,

      Agora eles estão provando do próprio do veneno. Kkkkk.

      Abraços.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...