terça-feira, 6 de junho de 2017

7 Sinais de que você está gastando mais do que pode



1. Gasta muito dinheiro para definir uma posição social


 A atividade social é um fator muito importante na qualidade de vida de uma pessoa, mas a maioria das pessoas não gostam de dizer: "Eu não posso ir porque eu não posso gastar mais este mês", ou "Nós podemos ir ao outro lugar, porque esse é muito caro?". Mas gastar mais do que podemos em eventos sociais, pagar aluguel de um belo apartamento que envolve muito do nosso dinheiro só para estar orgulhoso de onde vivemos, ou comprar uma roupa que tem que ser financiada em 12 parcelas para impressionar as pessoas, é sem dúvida uma má ideia, e que pode nos levar a uma situação de dívida alta.

Não desistir da vida social, mas é importante fazer uma pausa por um minuto para avaliar as razões dos gastos e encontrar maneiras de obter tempo de qualidade com seus apegos, sem afetar negativamente o orçamento pessoal. Preciso realmente ir a esses lugares com um estilo de roupa? Esses ambientes a qual eu me divirto sempre envolve gastar mais? É importante para mim o que os outros pensam dos meus bens?

2. Paga o mínimo do cartão de crédito 


Hoje a maioria das pessoas usam cartão de crédito como forma de pagamento.  As empresas de cartão de crédito oferecem todos os tipos de incentivos através de bancos e empresas para incentivar os consumidores a usar e tornaram-se uma forma de pagamento ao ponto de não precisar ter dinheiro em sua carteira na hora de uma compra.

Não há nada de errado em usar o cartão e recolher os seus pontos de recompensa, desde que você esteja pagando a fatura total de cada mês. Se não consegue fazê-lo sem ficar sem dinheiro para viver o resto do mês, ou paga o mínimo e refinancia o resto, você está gastando mais do que você pode pagar. Refinanciar o saldo do cartão de crédito tem enormes prejuízos, pois os juros são os maiores do mercado. E se ainda você continuar a usar só gera um aumento da dívida. Se esta for a sua situação, a primeira coisa que você precisa fazer é simples. Pare de usar o cartão. Pague sua dívida. Avalie as suas despesas e tente reduzir os gastos que você faz com seu cartão de crédito. 

3. Não poupa nada da sua renda mensal


Muitos reclamam que o salário é baixo e que não conseguem poupar nada. Mas o ideal é economizar pelo menos 10 a 15% de sua receita total, segundo os analistas. Na minha opinião essa porcentagem o ideal seria no mínimo 30%. Mas se você não pode economizar nem 5%, pode ser um sinal de que você está vivendo além de seus meios.

Se você sentir que é impossível salvar 5% de sua renda, há duas possibilidades: a sua renda não cobre suas necessidades básicas, ou está gastando em itens ou serviços que realmente não precisa. No primeiro caso, deve ser avaliado como aumentar a receita (por exemplo, ter um pequeno empreendimento paralelo a sua fonte de renda atual, ou se você tem um comércio, atrair mais clientes, como melhorar o marketing, mudar estratégias de negócios, etc). No segundo, reduza os custos e se comprometa com você e seu futuro. Pague-se primeiro. Faça isso quando o dinheiro entrar em sua conta.

4. Não tem uma reserva de emergência 


Embora não seja o mais agradável para pensar, estamos todos em risco de algo ruim acontecer conosco, um acidente, uma doença, ficar desempregado, etc. O ideal é criar uma reserva de emergência para servir para sobreviver de 3 a 6 meses sem renda. Esta economia tem de ser mantida de forma segura, líquida (ter o dinheiro em menos de 48 horas) e protegido da inflação para que esse valor seja constante.

5. Tem um veículo que não está de acordo com o seu rendimento 


Um veículo é um passivo que está sempre associado a custos: seguro, manutenção, peças de reposição, estacionamento, combustível, etc. Compre um veículo que está de acordo com sua renda. Não compre nada só por status para mostrar que está bem, mas que no fundo você está devendo até as calças. Tenha consciência dos seus gastos. 

6. Usar o cheque especial 


Quando isso acontece você está gastando dinheiro que você não tem. Para evitar se tornar uma vítima do cheque especial controle suas despesas através de planilhas de controle de gastos, com o sistema de envelope que funciona da seguinte forma: as despesas se dividem em categorias, por exemplo, mantimentos, saúde, diversão, aluguel, etc. Coloque o dinheiro destinado para cada categoria no envelope correspondente. Quando o dinheiro envelope termina, não use qualquer cartão de crédito ou débito. 

7. Não tem um orçamento mensal 


Ter um orçamento por escrito é um dos passos mais importantes para a liberdade financeira e viver dentro de suas possibilidades. Então, se você nunca estabeleceu parâmetros financeiros, agora é hora de você definir um controle honesto de acordo com sua renda. Defina suas despesas, poupança e metas de investimentos. 

Não há necessidade de orçamento de uma vida, mas por alguns meses ou anos para estar ciente do destino do seu dinheiro. Este exercício pode te ajudar a acompanhar o que você está gastando, quando e em que proporção está de acordo com sua renda.

Desafie-se a pagar todas as despesas em dinheiro de um mês, isso pode ser um bom exercício para alguém que não tem conhecimento ou nega as suas derrapagens. Uma vez que você tem uma ideia de seus próprios padrões e hábitos, você pode trabalhar em estabelecer um orçamento realista que permite que você salve algum dinheiro.

Abraços,
Cowboy Investidor

14 comentários :

  1. Identifico diversas pessoas do meu círculo presentes em vários desses itens. É triste, mas é a verdade. Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FB,
      Complicado isso. Eu conheço muita gente nessa situação.

      Abraços.

      Excluir
  2. O status quo é o que leva muitos a estarem no buraco, vivemos numa era que todo mundo quer ser Doutor, ignoram que os ricos pra chegarem onde chegaram, foram frugais no passado, Warren Buffett, se não me engano, já relatou no início da carreira que procurava economizar em tudo, certa vez ele mesmo pintou a casa pra não ter gasto com serviço, mas hoje em dia com essa geração ostentação, qualquer nêgo com subemprego quer ser visto como alguém importante e sem ter de onde tirarem, aí que caem nas armadilhas da matrix, todo milionário esbanjador de hoje já foi um pobre frugal no passado, tudo bem desejarem o luxo, mas eles deve ficar em último na vida do aportador, só depois da if.

    Bela postagem, abraço do norte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LB,
      Pois é, as pessoas querem viver uma vida que não tem condições e acabam se ferrando todas.

      Quando você vai voltar a postar no blog?

      Abraços.

      Excluir
    2. Estou providenciando um novo pc, ando sumido por falta de computador em casa, vou me esforçar pra atualizar ainda esse mês.

      Excluir
  3. Falae Cowboy,
    Então "tô bem na fita", não em enquadro em nenhuma das situações descritas.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LM,
      Parabéns. Também não enquadro em nenhuma.

      Abraços.

      Excluir
  4. Olá, Cowboy!

    Esse post era eu no ano passado, mas felizmente comecei a me recompor e hoje em dia não me enquadro em nenhuma das descrições.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JM,
      Obrigado pela visita. Que bom que você mudou. Parabéns.

      Abraços.

      Excluir
  5. opa Cowboy.

    Ufa, felizmente não me vi na lista, vou encarar isso como um sinal.
    Acho que estou no caminho certo...kkkk

    Abs.
    EQRP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EQRP,
      Obrigado pela visita. Parabéns por não enquadrar na lista. Isso é um bom sinal.
      Agora é só focar no desenvolvimento e ficar rico.

      Abraços.

      Excluir
  6. Poxa cara, é isso mesmo. Eu viúvo tempão assim! Hoje, depois de muitas e muitas dívidas (algumas a quitar ainda) eu aprendi, ou melhor, aprendo a cada dia. Seu post foi muito bom. Pra aprender, e pra refrescar na memória algumas coisas que já sabemos, mas às vezes insistimos em fazer de novo.

    Vou te adicionar na minha lista.

    Segue meu blog
    Www.diariodefinancasonline.blogspot.com

    Forte abraço, fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IO,
      Obrigado.
      Vou adicionar você aqui também.

      Abraços.

      Excluir