quarta-feira, 19 de abril de 2017

Como eu uso o cartão de crédito

O que eu mais ouço por aí é para as pessoas se livrarem do cartão de crédito, claro que essa recomendação está voltada mais para aquelas pessoas que não tem controle dos gastos. No meu caso esse cartão é bem-vindo. A maioria das minhas compras é praticamente feitas com ele. Só pago a dinheiro o que não aceita cartão de crédito. 

A estratégia que uso é bem simples e isso me ajuda a jogar as contas para o mês seguinte, assim me deixa livre para aportar uma parte do meu dinheiro e praticamente não deixar quase nada na conta corrente. Só no próximo mês as minhas contas serão pagas. E assim vou levando. Essa estratégia me serve muito bem. Eu não compro nada além do programado, posso estar com o cartão em mãos mas eu sou bem controlado, pelo menos eu acho.

No meu ponto de vista, quem sabe o usar o cartão de crédito com consciência e sabedoria ele é uma das melhores coisas para se trabalhar com pagamentos. Evita você de sair com dinheiro e ser roubado, pois aqui no Brasil isso é comum. É bom para comprar algum produto pela internet que é mais barato, etc. E se você for roubado é só bloqueá-lo, coisa que não dá para fazer com o dinheiro.

A pessoa tem saber usar o cartão de crédito e não cometer erros que podem comprometer a sua saúde financeira, erros como:
  • Pagar só o mínimo da fatura
  • Ter muitos cartões de créditos
  • Não saber quais as taxas cobradas por usar o cartão
  • Atrasar o pagamento da fatura
  • Contar com o limite do cartão como renda extra
  • Não acompanhar o extrato
  • Perder o controle nas cobranças em débito automático
A conclusão que podemos tirar é: Use o cartão com sabedoria. Caso você não tenha controle dos seus gastos nem é melhor usá-lo. Aprenda primeiro controlar suas finanças para depois partir para o cartão de crédito.

Abraços,
Cowboy Investidor

12 comentários :

  1. Respostas
    1. Isso ai Cowboy!

      Compartilho da sua ideia! e tem mais uma vantagem que acho... deixar a grana rendendo para pagar a fatura do mês seguinte!

      Abraço!

      Excluir
    2. Olá II,
      Isso mesmo. Deixar a grana rendendo é a melhor opção.

      Abraços.

      Excluir
  2. Faço a mesma coisa, facilita muito o controle do fluxo de caixa também, já que o pagamento da despesa ocorre uma vez por mês somente...

    Fora as milhas!!

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Japa,
      O controle fica bem mais fácil. Os apps dos cartões praticamente dá tudo mastigado os relatórios das despesas.

      Abraços.

      Excluir
  3. Faço coro aos amigos, destacando que uso cartão da porto e nubank. O primeiro, com bandeira visa, pq da 5% de desconto no seguro e os pontos posso trocar por passagem aérea ou desconto na renovação do seguro (e não pago anuidade); o segundo, bandeira master, uso pq dá desconto em alguns produtos/erviços, como cinema.

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FPI,
      Eu tenho o Nubank. Até agora está bom.
      Obrigado pela indicação.

      Abraços.

      Excluir
  4. Fala C.I, faço bom uso do cartão, sempre jogo as dividas para frente, tenho vencimentos dia 01 e dia 15, a fatura do cartão do dia 01 acabou de fechar, logo se eu for gastar com algo é nele que vou !!! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SP,
      Essa sua estratégia é bem boa. O meu vencimento é dia 09. Geralmente tenho 40 dias para fazer compras.

      Abraços.

      Excluir
  5. Também faço isso, Cowboy. Pra quem tem controle e não é consumista é a melhor forma de cotrolar gastos e fluxo de caixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PeP,
      Obrigado pela visita. Com certeza, para quem tem o controle o cartão de crédito é uma das melhores opções.

      Abraços.

      Excluir