segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Quando eu posso me aposentar?

Você já se perguntou quando você quer se aposentar.
Pretende seguir o que é imposto pelo governo? Aposentar aos 65 anos (no mínimo) ou aposentar por conta própria?
vejo que a maioria das pessoas que estão procurando a IF tem a pretensão de se aposentar sem depender de governo, é o meu caso e de muitos leitores e dos amigos da blogosfera. 

Pesquisando pela internet me deparei com um artigo que descreve que quanto mais cedo a pessoa se aposenta maior é tempo de vida dela. 

Tabela - Idade da aposentadoria x Idade média da morte.
Idade da aposentadoria x Idade média da morte

Idade da aposentadoria x Idade média da morte
Esse estudo foi feito baseado nos funcionários da Boeing. Não sei se isso segue a tendência mundial. 
Descreve se que quanto mais a pessoa trabalha ela fica mais estressada e tende a morrer mais rápido depois que se aposenta com a idade avançada. Não é que você vai se aposentar mais cedo e vai ficar ocioso, mas vai trabalhar mais por lazer, em tempo parcial e com isso os estresse é bem menor e idade média da morte tende a ser maior.

O que vocês acham?

Para quem quiser lê o artigo clique aqui

Abraços,
Cowboy Investidor

10 comentários :

  1. Idade média da morte.... Tenso..Rsrs

    Legal o post Cowboy! Acho que aposentar e não fazer nada é acelerar a morte...

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Vish, complicado, hein...


    O que observo também é que muita gente que trabalha até a velhice é porque ou tem pouco dinheiro e precisa ficar trabalhando sempre - essas geralmente têm pouco tempo livre, e o pouco tempo não é aproveitado com lazer saudável, exercícios físicos e ainda não se alimentam, por causa do horário apertado, e ainda tendem a dormir mal- ou porque são executivas ou coisa do tipo e acabam sempre carregando o peso nas costas pelas decisões, acabam por se estressarem bastante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,
      Acredito que seja isso que você escreveu também. Muito bem observado.

      Abraços.

      Excluir
  3. Olá CI,

    Interessante! Meu objetivo é bater esta idade ai acima dos 86 anos rs, aposentando antes dos 40.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VDC,
      Essa meta sua é bem boa. Eu também pretendo me aposentar na casa dos 40.

      Abraços.

      Excluir
  4. Eu quero me "aposentar" entre os 35 e 40 anos. Vou continuar trabalhando normalmente depois, mas já sem aquela pressão e stress. Acredito que influenciará positivamente para uma melhor qualidade e maior expectativa de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IP,
      É isso aí.
      Também pretendo me aposentar novo, assim vou me dedicar a projetos diferentes e sem a pressão de outras pessoas.

      Abraços.

      Excluir
  5. Acho que só vou parar de trabalhar quando morrer. E olhe lá se não deixo uns scripts agendados pra continuar executando uns procedimentos mesmo depois

    ResponderExcluir