segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Como reduzir seus gastos mensais

Uma forma de economizar é reduzir os gastos. O planejamento é essencial. Uma maneira eficiente é elaborar uma planilha dos seus gastos mensais e verificar o que está mais impactando no seu orçamento. Você pode cortar as coisas supérfluas e diminuir o custo de vida. Nem sempre gastar mais é sinal que sua vida está sendo bem aproveita. Seja mais eficiente na sua vida, mude seus pensamentos sobre o consumismo, pois cada centavo economizado pode virar muito dinheiro no futuro, caso seja bem investido.
A seguir segue uma lista de algumas maneiras para você reduzir o seus gastos.

Reduzir gastos

Poupar dinheiro com transporte

Os carros consomem muito dinheiro. A desvalorização é constante. Você gasta com combustível, manutenções, impostos, seguros, estacionamentos, ou seja, apesar de dar um “conforto” ele é um grande comedor do seu orçamento.
Existem várias alternativas para você reduzir os gastos como:
  • Usar transporte público: Caso você tem acesso a esse tipo de transporte, você pode usar para ir trabalhar ou ir a algum evento. Existem outros meios de transportes que você pode usar também como: Uber, Cabify, WillGo, Fleety, 99Taxis, Easy Taxi, T81 ou mesmo o táxi normal. Vai do seu gosto.
  • Vender o seu carro: Caso seu carro é raramente é usado, então o melhor negócio é vender. Assim você vai estar economizando e reduzindo as despesas. Pegue esse dinheiro e invista.
  • Compartilhar seu carro com outras pessoas: Caso você tem colegas que moram na sua região e trabalhe na mesma empresa, compartilhar a viagem é uma opção. Assim vocês podem dividir as despesas como o combustível.

Vender itens não utilizado

  • Aqueles móveis, eletrodomésticos que não são utilizados e que só estão ocupando espaço, seria uma boa vende-los. Você pode vender para lojas que compram produtos usados, anunciar no OLX, Skina, etc. Com esse dinheiro você pode pagar dívidas ou investi-lo.

Trocas as lâmpadas para LED

  • Atualize suas lâmpadas para LED, pois elas consomem menos energia comparadas com outros tipos de lâmpadas, além de não emitir muito calor.

Cancelar a sua TV a cabo ou reduzir para um pacote mais simples e outras mídias

  • Existem vários pacotes que tem vários canais e que as pessoas assistem pouco ou nem chegam a assistir. Então, você pode reduzir esse pacote ou cancelar de vez esse serviço.
  • Cancelar assinaturas de jornais e revistas: Muita gente tem assinaturas de jornais e revistas, mas simplesmente nem lê. Cancele esse serviço e leia materiais nas bibliotecas ou na internet.

Alimentação

  • Comprar alimentos com menos frequência: Se você vai ao supermercado com frequência, diminua e pense no que você vai precisar para os próximos dias e faça uma compra completa. Assim você vai economizar tempo, dinheiro e/ou combustível.
  • Use uma lista de compras: Uma boa parte das compras de supermercados são feitas por impulsos de acordo com vários estudos. Faça uma lista antes de sair de casa e compre apenas o que está nessa lista.
  • Reduzir ou parar de comer fora:  Comida fora geralmente é bem mais cara. Para quem não tem muito tempo, uma boa opção é cozinhar refeições em grandes quantidades e congelá-las. Assim você só vai esquentá-las.

Compre genéricos ou similares 

  • Remédios genéricos: Existem muitos remédios genéricos que são mais barato quase 70% do original.
  • Roupas, alimentos, eletrônicos: Sei que muita gente é fascinada por marcas, mas na maioria só está a marca por trás do produto sem ter uma boa qualidade. Existem muitos produtos similares e de boa qualidade que não são famosos pela marca, mas são de boa qualidade e mais baratos.
Esse post foi bem sucinto ao falar da redução dos gastos, mas se você utilizar pelo menos 50% das dicas que foram abordas você vai conseguir cortar muitos os seus gastos. Claro que precisa de muita boa vontade para isso.

Abraços
Cowboy Investidor

8 comentários :

  1. Boas dicas Cowboy!

    Acho que o que mais consome o dinheiro das pessoas e elas nem percebem são os gastos descontrolados com transporte e alimentação, que na maioria das vezes podem ser reduzidos utilizando as dicas que você deu.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Baiano. Pequenos gastos no dia-a-dia podem virarem grandes gastos no mês. Aí que mora o problema se a gente não controlar.

      Abraços.

      Excluir
  2. Boas dicas!

    Comer fora atualmente é o meu maior vilão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá NI, raramente como fora, eu mesmo preparo minha comida. Alias, aqui no trabalho como no restaurante do órgão que é bem barato.

      Abraços.

      Excluir