segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Como vai ser minha corrida para a independência financeira

A busca pela Independência Financeira (IF) pode ser longa e árdua. Pode-se levar anos, mesmo se você poupar mais de 50% de sua renda. É um tempo que você vai viver uma vida moderada.

Como eu pretendo ser independente financeiramente, já estou enfrentando e vou continuar economizando mais de 60% da minha renda. Estou vivendo frugalmente, vivo num apartamento pequeno (pagando aluguel), decidi vender meu carro, uso o transporte público, táxi, uber para ir ao trabalho, parques, etc. Uso apenas o essencial. 

Para muitas pessoas podem parecer radical, mas como nasci na zona rural e venho de uma família de baixa renda isso para mim é bem fácil. Não fui criado com muito e não sou consumista. 

Minha corrida para IF

Como ser frugal

  • Evite bairros caros, pois é difícil ser frugal quando está ao redor de pessoas que não são.
  • Evite casas grandes, pois são mais caras.
  • Evite comprar carros, caso seja necessário compre um carro barato e seminovo.
  • Evite almoçar e jantar fora.
  • Faça suas compras em atacadistas, você vai se surpreender com a diferença dos preços dos produtos.
Existem mais, esse foi um exemplo que você pode usar para que seu objetivo seja atingindo o mais rápido. Não só viver uma vida regrada é o necessário para atingir a IF, mas procurar um meio para aumentar a sua renda, como: montar uma empresa, passar num concurso de nível alto, fazer um curso que vai te beneficiar no seu emprego.

As minhas motivações para a busca da IF foram:

  • Não pretendo aposentar aos 70 anos, ou seja, depender de governo para isso.
  • Não tenho paciência de ficar ouvindo chefes e ficar num escritório por vários anos.
  • Quero ter um estilo de vida mais tranquilo, não gosto desse trânsito caótico e de cidades grandes.
  • Viver na zona rural numa casinha confortável sem me preocupar em fazer trabalhos braçais para ter um meio de sustento.
  • Viajar ao redor do mundo.
Sei que a IF é uma longa jornada, mas para quem quer deve-se suportar.
É isso. Vou seguir motivado em busca do meu objetivo. 

Abraços,
Cowboy Investidor

10 comentários :

  1. É isso aí Cowboy,
    Vamos viver de maneira frugal, pra no futuro colhermos esse sacrifício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, para quem não nasceu em berço de ouro é uma maneira que se pode viver para buscar a IF.

      Excluir
  2. Oi! Para ajudar o seu blog no começo, vou incluir você na minha lista de blogs seguidos... Pode fazer o mesmo? Boa sorte! =^.^= https://gatinhainvestidora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Cowboy,

    Estou acompanhando há uns dias o teu blog e já li todas as postagens (e de mais uns quantos por aí...), mas nunca comentei em nenhum ainda.

    Se eu tivesse um blog seria Cowgirl... kkk. Também amo a vida no campo e também gostaria de chegar à independência financeira... na minha idade e com família formada, acho que impossível... mas, ao menos investir para ter minha "aposentadoria", que a do governo, já não queria esperar tanto pra ter... e com a reforma da previdência eu morro mas não me aposento!... para poder morar em uma chácara (a chácara eu já tenho, hehe), ter uma vida de paz, uma vida leve...

    Só que estou perdida! Não quero pagar para ter o conhecimento financeiro para começar a investir... e leio e leio e continuo perdida! Não sei por onde começar...

    É pedir muito você fazer um passo a passo para pessoa totalmente leiga no assunto?

    Sou perfil conservador... prefiro ganhar menos, mas não perder... É tão sofrido guardar dinheiro!



    Se for possível... achou uma discípula, hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian.

      Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Também gosto muito da zona rural. Qual a sua dificuldade em começar a investir?
      Você quer investir em renda fixa ou renda variável ou ambas?
      Primeiramente você deve abrir conta em uma corretora, depois envie o dinheiro e comece a investir. Come com pouco e depois aumente.

      Deixe seu dúvida aqui para ver o que posso te ajudar.
      Há muitas informações de graça e com qualidade na internet.

      Abraços.

      Excluir
    2. Oi Cowboy,

      Sou beeem iniciante, já vivo uma vida "frugal", saí da "corrida dos ratos", estou fazendo "meu colchão de sei lá o quê... rsrsrs (vi estes termos nos blogs, achei muito engraçado),já tenho bens pagos e logo quero começar a investir com o objetivo de me "aposentar" aos 50 anos.

      Por isso comecei a pesquisar... mas são tantas siglas nesse meio, pessoal querendo vender curso, algumas "vertentes" de pensamentos... que eu não conseguia entender por onde devia começar a estudar... aí fui para os blogs, encontrei alguns que estou me identificando (semelhança nos gostos, objetivos, história...) e estou lendo tudo o que estes postaram e os acompanhando...

      Me parece que, pra mim, o começo é estudar as corretoras... esta semana o Buscando o Primeiro Milhão e o Mestre dos Centavos já me clarearam algumas coisas... como sou perfil extremamente conservador acredito que devo focar em investimentos em renda fixa, e agora passarei a estudar CDB, LCI, LCA, CRI, CRA, LC, RDB e TD.

      Vou continuar acompanhando o pessoal da "finasfera", espero que tenham paciência comigo!

      Obrigada!

      Excluir
    3. Parabéns Lilian.
      Faça perguntas nos blogs. A maioria vai ter a paciência para tirar as suas dúvidas. Você está indo no caminho certo. No site do TD tem muitas explicações sobre os títulos, o resto você encontra de graça nos blogs. Renda fixa não tem segredo. Não precisa fazer curso para investir. Também há vários canais no youtube. É só pesquisar sobre renda fixa que vão aparecer vários vídeos.

      Abraços.

      Excluir